Notícias

RAFAEL BARCELLOS, RONALDO FRANCISCO E GUSTAVO TEODORO REPRESENTARÃO O BRASIL EM MONGOMO - GUINÉ EQUATORIAL

Os três golfistas profissionais brasileiros que classificaram-se hoje (quinta-feira) no São Paulo Golf Club para a grande final do 3e Actuaries Open, em dezembro, em Mongomo, Guiné Equatorial, na África, além de participar de um torneio internacional com bolsa de US$150 mil dólares, vão conhecer um país rico em petróleo e que foi tema de enredo da escola de samba Beija-Flor vencedor do carnaval carioca em 2013.

Rafael Barcellos, com 214 tacadas (71-68-75), Ronaldo Francisco com 217 (74-72-71) e Gustavo Teodoro com 219 (77-70-72), ficaram felizes com o resultado e garantem que vão se preparar bastante para defender o Brasil na competição, que tem como patrono o sr. Olawale Opayinka, amigo do presidente Teodoro Obiang Nguema Mbasogo, no poder desde 1979.

Barcellos ficou contente com a classificação, mas não com seu jogo. "A falta de competições no Brasil impede você de manter um padrão de jogo elevado. Treino bastante, mas é diferente de jogar uma competição. Já tive temporadas bem melhores Gostei, claro de conseguir a classificação, mas não atingi aquilo que sei que posso jogar. Mas foi uma competição importante que pode, espero, dar um impulso à nossa categoria". 

Ronaldo reconheceu que não foi bem nas duas primeiras rodadas. "Hoje, último dia, foi diferente. Não perdi o foco. No buraco 8 estava dois abaixo, mas fiz bogey e no 9 double bogey. Não desanimei. Voltei a fazer birdies no 10 e no 11. No total fiz 7 birdies e apesar de tantos anos no golfe, aprendi uma lição, que não vou esquecer nunca mais: não desanimar nunca. Acreditar sempre em você. Vai ser um grande orgulho representar o Brasil e a PGA do Brasil, da qual sou sócio".

Gustavo, paranaense de Londrina, que é do campo do Ipê de Ribeirão Preto, São Paulo, vai pela primeira vez ao exterior. "Comecei aos 11 anos como caddie, este ano já ganhei um torneio de duplas e outro da CBG. Por isso tinha boa expectativa de jogar bem, mas era um torneio difícil. Mas sabia que estava bem treinado e podia ter um bpom resultado. Foi o que aconteceu. Estou muito, muito feliz".

Luiz Martins, presidente da PGA do Brasil, comemorou muito a realização. "Depois de longos anos vimos um clube como o São Paulo Golf Club abrir novamente as portas para os profissionais brasileiros. Agradeço ao Presidente Antonio Abdala, ao Capitão Gustavo Vicenzotto Filho, ao staff Head Pro Erik Andersson e Roberto Mangabera. Os jogadores classificados vão  ter a oportunidade de conhecer um campo maravilhoso, idêntico aos melhores do mundo".

Mongomo é um das 272 cidades da região de Wele Nzas pequena cidade de sete mil habitantes. O país todo tem cerca de um milhão de habitantes e seu esportista mais famoso  é o nadador Eric Moussambani que ficou conhecido no mundo inteiro na Olimpíada de Sydney, Austrália., em 2002. Nadador sem expressão, foi o último a chegar em sua prova e, sem fôlego, terminou nadando no estilo "cachorrinho", sendo muito aplaudido pela torcida pela dedicação. Seu feito foi visto no mundo inteiro pelas imagens da TV, e ele ganhou o apelido de "Enguia".

 

Ivo Simons

Coordenador Imprensa

Veja aqui resultado final  FINAL.xlsx.pdf